Férias da escola e não do processo de aprender!

2 de dezembro de 2010 - 8:33 PM - Escrito por: admin

Fico muito preocupada quando ouço pais suspirarem aliviados anunciando que, finalmente, estão de férias e que a partir daquela data, meio ou final de ano, estão, realmente, de férias!!!


Férias de tudo, afirmam. Dias para não fazer nada. Só comer, dormir, passear, ver tv e mais nada… As crianças, aproveitando o embalo dos pais, proclamam e antevêem as horas que poderão ficar na frente do computador ou da tv, além de, igualmente, nada terem para fazer: não ler, não nada!

Quero lembrar, como educadora, que as férias escolares são férias das tarefas acadêmicas e da rotina diária. Entendo que quando se entra de férias, geralmente, se anseia por descanso, mas sabemos que há várias formas muito produtivas de descansar e de aliviar o estresse. Aliás, muitas pessoas se cansam das férias se não tiverem atividades para preencher o tempo.

Por que não aproveitar esse tempo para aprender?

Como seres aprendizes, temos a necessidade de empreender esforços para desenvolver aprendizagens, e quando afirmo isso não quero dizer que a aprendizagem não possa ou deva ser prazerosa, contudo ela é sempre intencional e consciente.

Aprendemos o tempo todo e pais que são educadores podem aproveitar esse período para provocar aprendizagens interessantes e importantes para o desenvolvimento de seus filhos. É fundamental que as pessoas se desliguem da idéia de que só se aprende na escola e com professores, e que férias é tempo de não fazer nada e ainda mais, que aprender é sempre desgastante.

Férias é tempo de aprender coisas novas e diferentes.

O convívio mais próximo com familiares, descompromissado da rotina escolar, proporciona outras aprendizagens de natureza diferente das acadêmicas, porém, igualmente importantes para a construção de uma pessoa equilibrada e instrumentalizada para viver e conviver em sociedade.

O fato de não ter compromissos com a escola, possibilita que a criança ou o jovem possa ocupar seu tempo assumindo outras tarefas tais como: aprender a cozinhar, dar banho no cachorro, lavar o carro, fazer compras de supermercado.

Quantos jovens viajam e não sabem dizer o nome da cidade a que foram, ou em que região do país estiveram!? Quantas crianças estão em lugares fantásticos, acompanhadas de pessoas muito interessantes e acabam não se beneficiando com essas oportunidades. Sei de crianças que ficam na praia, chateadas por não poderem ver seu programa de tv preferido. Sei de jovens que ficam emburrados por não terem seus computadores próximos ou que não acham graça em ficar à beira-mar. Gostos à parte, havemos de concordar que crianças e jovens adoram explorar novos ambientes, fazer novos amigos, brincar com coisas diferentes. Muitas vezes eles não conseguem por não conseguirem se desprogramar.

Se a sua criança não está conseguindo se soltar, ajude-a. Se o seu jovem não está conseguindo se desligar da “galera” dele, ajude-o. É assim que aprendemos a Ser. Somos em parceria com nossos companheiros. Essa é uma forma de ampliar o universo relacional e o repertório pessoal deles, além de ser uma aprendizagem preciosa: aprender a conviver.

Necessitamos estar atentos a esses aspectos nesse período. Somos responsáveis, também, pelo bem que deixamos de provocar!

Deixe um comentário