Organização Curricular

Educação Básica – Ensino Fundamental
O paradigma curricular traçado para o Instituto Educacional Girassol atende ao Artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – lei 9394/96, às Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação e a Base Nacional Comum do conjunto de conteúdos mínimos das áreas de conhecimento.

• O objetivo do Ensino da Matemática, é dar condições ao aluno de desenvolver o pensamento matemático, inserindo-o num processo sociocultural e viabilizando a compreensão da realidade.
• A metodologia proposta para o estudo de História tem por o objetivo desvincular essa matéria do conceito de uma disciplina puramente cumulativa, de conhecimentos obtidos através de fatos estudados de maneira isolada.
• O estudo da Geografia pretende oferecer ao educando a oportunidade de desenvolver o seu conhecimento mediante prática espacial e temporal relacionada à natureza, ao desenvolvimento, ao trabalho, aos valores e as organizações da sociedade.
• Entendemos que a finalidade do Ensino de Ciências é instrumentalizar o aluno para que interprete e atue sobre a realidade de forma mais crítica.
• O que se pretende nas aulas de arte, é a integração do aluno com o campo da arte e o seu contato direto com ela.
• O estudo da língua inglesa tem uma função social importante para o aluno, pois é a língua mundialmente mais conhecida e mais usada como instrumento de comunicação universal.
• A informática Educacional representa uma didática na construção de conhecimento visando a tecnologia do computador, como instrumento de expressão e mediação cultural, provocativa de mudanças na forma de perceber, simbolizar e atuar no mundo.
• A Educação Física, como ciência e cultura corporal, busca desenvolver a consciência do aluno nas atividades lúdicas, recreativas e esportivas.

Educação Básica – Educação Infantil
Acreditamos que, para o melhor desenvolvimento da criança ela deve ser agente de sua própria história e que a valorização de sua bagagem de conhecimento, assim como de tudo o que esta à sua volta é primordial para esse desenvolvimento. Priorizar a ação da criança no mundo, proporcionando-lhe segurança, autoconfiança e oportunidades, levando-a ao desenvolvimento de sua criatividade expressividade e raciocínio.

Nesta perspectiva pedagógica, considerando sempre a grande importância deste primeiro contato da criança com o ambiente escolar, colocamos a socialização como um fator de extrema importância a ser desenvolvido nesta faixa etária.

Está integrada às áreas de conhecimento da proposta de conteúdos programáticos da Educação Infantil, o exercício da cidadania promovendo o resgate de valores, pluralidade cultural, respeito ao meio ambiente e responsabilidades.