Organização Curricular

2 de dezembro de 2010 - 5:50 PM - Escrito por: admin

Sem categoria

Educação Básica – Ensino Fundamental O paradigma curricular traçado para o Instituto Educacional Girassol atende ao Artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – lei 9394/96, às Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação e a Base Nacional Comum do conjunto de conteúdos mínimos das áreas de conhecimento.

• O objetivo do Ensino da Matemática, é dar condições ao aluno de desenvolver o pensamento matemático, inserindo-o num processo sociocultural e viabilizando a compreensão da realidade.

• A metodologia proposta para o estudo de História tem por o objetivo desvincular essa matéria do conceito de uma disciplina puramente cumulativa, de conhecimentos obtidos através de fatos estudados de maneira isolada.

• O estudo da Geografia pretende oferecer ao educando a oportunidade de desenvolver o seu conhecimento mediante prática espacial e temporal relacionada à natureza, ao desenvolvimento, ao trabalho, aos valores e as organizações da sociedade.

• Entendemos que a finalidade do Ensino de Ciências é instrumentalizar o aluno para que interprete e atue sobre a realidade de forma mais crítica.

• O que se pretende nas aulas de arte, é a integração do aluno com o campo da arte e o seu contato direto com ela.

• O estudo da língua inglesa tem uma função social importante para o aluno, pois é a língua mundialmente mais conhecida e mais usada como instrumento de comunicação universal.

• A informática Educacional representa uma didática na construção de conhecimento visando a tecnologia do computador, como instrumento de expressão e mediação cultural, provocativa de mudanças na forma de perceber, simbolizar e atuar no mundo.

• A Educação Física, como ciência e cultura corporal, busca desenvolver a consciência do aluno nas atividades lúdicas, recreativas e esportivas.

Educação Básica – Educação Infantil Acreditamos que, para o melhor desenvolvimento da criança ela deve ser agente de sua própria história e que a valorização de sua bagagem de conhecimento, assim como de tudo o que esta à sua volta é primordial para esse desenvolvimento. Priorizar a ação da criança no mundo, proporcionando-lhe segurança, autoconfiança e oportunidades, levando-a ao desenvolvimento de sua criatividade expressividade e raciocínio. Nesta perspectiva pedagógica, considerando sempre a grande importância deste primeiro contato da criança com o ambiente escolar, colocamos a socialização como um fator de extrema importância a ser desenvolvido nesta faixa etária. Está integrada às áreas de conhecimento da proposta de conteúdos programáticos da Educação Infantil, o exercício da cidadania promovendo o resgate de valores, pluralidade cultural, respeito ao meio ambiente e responsabilidades.

Deixe um comentário